CURSOS, WORKSHOPS E TREINAMENTOS

 

Encerrado

Nau Interativa

NAVEGANDO EM PROCESSOS CRIATIVOS: GEOGRAFIAS DO CORPO

2017

O workshop tem como foco a percepção/valorização do corpo como território, não apenas de inscrição, mas sobretudo de produção e de in_corporação do que se constitui como a ação de estar no mundo. Inspirado pelo conceito de espaço geográfico, como extensão na qual se materializam relações de todos os tipos - sociais, políticas, ambientais, econômicas etc. – as atividades propostas têm um sentido provocativo, buscando na aceitação do risco disparar uma espécie de “viagem interna”. Convoca-se o corpo-território a uma experimentação menos domesticada da existência cotidiana como forma de desencadear/produzir processos criativos. [Essa proposta é uma realização em parceria com Nau Interativa]

NAVEGANDO EM PROCESSOS CRIATIVOS: GEOGRAFIAS DO CORPO

Design

Workshop

designers, artistas, estudantes

16 horas

Encerrado

Senac

DESIGN: PRÁTICAS DE ENSINO E METODOLOGIAS PROJETUAIS

2014

O curso tem como propósito discutir fundamentos e metodologias projetuais do design, considerando a diversidade e abrangência do campo diante das novas demandas pedagógicas em seus aspectos multi e transdisciplinares. Seu público-alvo é composto de docentes dos cursos de design do Senac-SP em diversas especialidades: moda, produto, gráfico, digital. Como estratégia metodológica serão propostas atividades programadas, exercícios práticos, leituras e debates que tratem dos eixos temáticos de forma dinâmica e inserida no contexto do grupo. Serão abordados 4 aspectos:

         - O Design como um campo multidisciplinar do saber

         - O Humano e o Cenário Social

         - Metodologias Projetuais: transformações e estratégias de ensino

         - Projeto como definição do produto x projeto como situação-problema / oportunidade.

Design

Curso

16 horas

Encerrrado

Instituto de Artes, Unicamp

DIONEA WATT: VESTÍGIOS E MEMÓRIAS

2013

Organização de  Workshop com a artista-joalheira brasileira radicada na Inglaterra, Dionea Rocha-Watt.

 

A proposta do workshop é examinar as relações entre perda, ausência e materialidade, explorando relações entre sentidos, objetos, matéria e a memória afetiva que provocam. Através de exercícios centrados em processos de inscrição de traços ou que deixam vestígios ou resíduos (tinta, carvão, cera, fotografia, gesso, etc.), os alunos encontraram a melhor forma de apresentar o resultado dessa experiência na linguagem desejada, trabalhando portanto em regiões fronteiriças. Será enfatizada a importância do questionamento, assim como a experimentação com materiais como forma de valorizar o aspecto sensível do processo e da obra. Em lugar de concentrar-se na elaboração de peças que se atenham a concepções ou temas pré-definidos, a metodología adotada está orientada para que o conceito da obra emerja do processo, como um gesto emerge do corpo; estará impregnado no trabalho e não revelado de antemão.

Arte

Workshop

Seleção por portfólio

18 horas

Gratuito

Encerrado

Insper

HISTÓRIA DA MODA

2012

A Moda, entendida como um dispositivo social cuja característica principal está na relação que estabelece entre novidade e tempo, há séculos vem desempenhando um importante papel nas dinâmicas sócio-econômico-culturais do Ocidente. Ao longo dos dois últimos séculos assinala-se sua importância enquanto fenômeno que vincula o novo ao consumo, tornando-se especialmente influente na imposição de uma velocidade para as mudanças nos cenários sociais e hábitos culturais. O curso buscar promover uma aproximação de um público leigo com o campo da moda, refletindo sobre seu papel e importância, a partir dos seguintes tópicos:

                                    - O que é moda?

         - O papel da moda na vida cotidiana

         - A moda como fenômeno social

         - A moda e o sistema capitalista

Moda

Curso

20 horas

Encerrado

Instituto de Artes, Unicamp

CRISTINA FILIPE: O CORPO COMO PLATAFORMA

2010

Organização de  Workshop com a artista-joalheira portuguesa Cristina Filipe.

 

O workshop parte do pressuposto de tomar o corpo como linguagem e como Instrumento. Trata-se de considerar um corpo que é simultaneamente: projeto, material, performer. Assim o objetivo é partir da consciencialização do (próprio) corpo enquanto instrumento e suporte de trabalho. O corpo servirá de plataforma para a experimentação e para o contato com várias formas de interpretação e aspectos que uma joia pode tomar. Nesse sentido a concepção do ornamento passará por seu entendimento como algo que é para o corpo, que está no corpo e se relaciona de alguma forma com ele, seja de um ponto de vista conceptual ou formal

CRISTINA FILIPE: O CORPO COMO PLATAFORMA

Arte

Workshop

Seleção por portfólio

16 horas

Gratuito

Encerrado

Boa Vista

PENSAMENTO CRIATIVO

2014

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE ESTAGIÁRIOS DA BOA VISTA

O treinamento proposto é parte de um programa de formação dos estagiários em habilidades e conhecimentos fundamentais para sua futura atuação como analista da área de Modelagem Analítica da empresa. Está orientado para o aprimoramento das ações do pensar por meio da consciência das ações que são realizadas quando se pensa. O conteúdo desenvolvido no módulo Pensamento Criativo aborda os tópicos: Criatividade, processo criativo e pensamento criativo, Estratégias do pensar, Práticas para promover o pensamento criativo. A metodologia para o desenvolvimento desse conteúdo consiste em aulas dialogadas e exercícios no contexto do cotidiano, da vida universitária e profissional dos estagiários.

Design

Treinamento

20 horas

Encerrado

Instituto de Artes, Unicamp

CORPO, MEMORIA E DEVIR: PROCESSOS CRIATIVOS EM JOALHERIA CONTEMPORANEA

2014

O curso apresenta a joalheria como um território expandido e em diálogo com a multiplicidade contemporânea. Aspectos da memória e da permanência – valores considerados intrínsecos à joia - serão problematizados e discutidos em contraposição às ideias de aceleração, velocidade e descarte vivenciados no cotidiano. Conceitos como diferença e repetição abordados como disparadores de experiencias práticas de produção.

A metodologia utilizada abrange aulas dialogadas, exercícios e análise de resultados, de forma que as questões conceituais são investigadas em consonância com as atividades práticas, estimulando a sensibilidade e a criatividade, direcionando-as ao desenvolvimento da expressão individual.

Arte

Curso

Encerrado

Instituto de Artes, Unicamp

CORPO, PODER E AFETO: PROCESSOS CRIATIVOS EM JOALHERIA CONTEMPORANEA

2013

O curso apresenta a joalheria como um território expandido e em diálogo com a multiplicidade contemporânea. Trabalha com conceitos simbólicos da joia – corpo, poder, afeto – discutindo e aprofundando seus sentidos, desdobrando-os em experiencias práticas de produção. Serão abordados conteúdos relativos ao papel e a presença do corpo nas artes e na joalheria, bem como a joia como objeto de poder e de afecção.

A metodologia utilizada abrange aulas dialogadas, exercícios e análise de resultados, de forma que as questões conceituais são investigadas em diálogo com as atividades práticas, estimulando a sensibilidade e a criatividade, direcionando-as ao desenvolvimento da expressão individual.

Arte

Curso

alunos de pós graduação do Instituto de Artes da Unicamp

60 horas

Encerrrado

Instituto de Artes, Unicamp

JORGE MANILLA: DIALOGOS DE IDENTIDADE

2011

Organização de  Workshop com o artista-joalheiro mexicano radicado na Bélgica, Jorge Manilla.

O workshop esta orientado para a investigação e a reflexão a respeito da própria identidade enquanto instrumento e suporte do trabalho artistico, proporcionando aos participantes ferramentas para definir seu perfil estético e identidade criativa. Serão realizados exercicios para estimular o desenvolvimento de conceitos a partir de temas de interesse pessoal, experimentação com materiais e formas, e criação de peças que estabeleçam uma nova linguagem visual. Busca-se promover a criatividade e o pensamento crítico e analítico destacando as características que convertem un ornamento en un meio de expressão artística individual e de identidade

Arte

Workshop

Seleção por portfólio

18 horas

Gratuito

Encerrado

Instituto de Artes, Unicamp

JOALHERIA CONTEMPORANEA: EXPERIMENTAÇÃO CORPO E OBJETO

2010

O curso aborda o campo da joalheria contemporânea como um meio de criação artística que discute as relações que se estabelecem entre corpo e objeto. A diversidade da produção será apresentada e contextualizada historicamente, destacando-se as divergências e convergências da produção nos campos do design, da moda e da arte. Esse conteúdo será mesclado com exercícios práticos elaborados a partir de metodologias e processos criativos de alguns artistas contemporâneos.

Arte

Workshop

8 horas

Gratuito