PALESTRAS

PUC/SP

CARTOGRAFIA DE UM PESQUISADOR: DO MESTRADO AO POS DOC

2018

Apresentação da trajetória pessoal como pesquisador, com ênfase nos processos de transformação e desdobramentos do objeto de pesquisa, bem como das metodologias utilizadas para estudá-lo. A palestra estava dirigida aos alunos dos programas de Pós-Graduação e tinha como objetivo exemplificar percursos, partilhando etapas, desafios e dificuldades.

Arte

Curso

Universidade Mackenzie/SP

JOIA E MEMORIA: PASSADO PRESENTE

2015

A relação joia e memoria contém uma dupla sedução: a da joia como objeto disparador de desejos, e a da memória como assunto celebrado num contemporâneo no qual uma incrível aceleração e profusão de informações e imagens está sempre acompanhada de novos meios tecnológicos para guardá-las. A palestra propõe uma reflexão sobre esse contraste por meio da ideia da joia como objeto de memória.

Arte

Curso

IBGM-AJESP/SP

PERSPECTIVAS DA JOALHERIA CONTEMPORÂNEA

2014

Sob a nomenclatura ‘Joalheria Contemporânea’ inúmeros conteúdos são articulados e projetados sobre a produção de joias na atualidade. Nessa conversa busca–se trazer à tona a origem e escopo dessas múltiplas significações atravessadas pelo discurso da arte e pelo elogio à manualidade. A apresentação reflete ainda sobre o desprendimento da materialidade preciosa e dos interesses do mercado e fluxos da moda, construindo transversalidades para pensar e produzir joias.

Design

Curso

ARCO/Lisboa

JÓIA CONTEMPORÂNEA: CARTOGRAFIA DE UMA “MÁQUINA DE GUERRA”

2011

Temas intrínsecos à joalheria, tais como desejo, corpo e materialidade, são abordados nessa palestra que apresenta fragmentos conceituais da tese de doutorado Arte-Joalheria: uma cartografia pessoal. A reflexão se dá a partir de conceitos extraídos do pensamento de Deleuze e Guattari, relacionados à produção joalheira contemporânea. A abordagem enfoca e analisa essas questões por meio da joia enquanto prática poética, aprofundando seu escopo e revelando sua importância como contraponto à onipresença do discurso contaminado pelas dinâmicas do consumo, interesses do mercado e fluxos da moda.

Arte

Curso

ABAICA/Universidade Federal do Ceará

MAS O QUE É DESIGN AFINAL?

2011

Design

Curso

GRAY AREA /Cidade do México

PANORAMA GENERAL DE FORMACIÓN EM JOYERIA EM BRASIL

2010

Curso

CSO/Lisboa

CORPO E ORNAMENTO: AS PROVOCAÇÕES DE LAUREN KALMAN

2017

Apresentação da obra da artista visual Lauren Kalman, na qual corpo, ornamento e imagem são discutidos a partir de suas relações com saúde e doença, beleza e grotesco, sensorialidade e sexualidade. A comunicação trouxe a leitura de quatro series da artista, sob o viés de autores relevantes nos estudos do corpo, tais como Foucault, Vigarello e Courbine.

Arte

Curso

DARE/Ghent

REPEAT/ PLEASE: AN EXPERIENCE OF CREATION

2015

Exposição de uma metodologia de ensino - Situações Criativas - voltada para o desenvolvimento de processos criativos em cursos de artes visuais. Seu conteúdo apresentou uma breve contextualização do grupo e disciplina, seguido de sua exemplificação por meio do exercício “Repeat Please” e apresentação dos resultados plásticos.

REPEAT/ PLEASE: AN EXPERIENCE OF CREATION

Arte

Curso

CSO/Lisboa

CORPO-JOIA: REFLEXÕES A PARTIR DA SÉRIE LONGING FOR THE BODY

2012

Esta comunicação apresenta uma reflexão sobre a série “Longing for the Body”, da artista brasileira Mirla Fernandes (São Paulo, 1969), cuja poética abre espaço para discutir as relações entre o corpo e joia. A importância do corpo na arte-joalheria é apresentada através das obras escolhidas, problematizando as relações entre o corpo que faz e o corpo que veste. Esses conteúdos permitem pensar a noção de Corpo sem Orgãos’(CsO) de Deleuze e Guattari.

CORPO-JOIA: REFLEXÕES A PARTIR DA SÉRIE LONGING FOR THE BODY

Arte

Curso

EXPERIMENTA DESIGN + PIN

DIÁLOGOS DA JOALHERIA CONTEMPORÂNEA

2011

Arte e Design

Curso

ABAICA/Universidade Federal do Ceará

JOIA CONTEMPORANEA: FRONTEIRAS DA ARTE E DO DESIGN

2011

Curso

DESIGN EXE UNOPAR/ Londrina

UMA COLEÇÃO DE DESEJOS

2009

Curso